Menu
Orçamento

Termopares Básicos

22 Aug Termopares Básicos
Postado por Instrumentação RTDBR 0 Comentário(s) 330 Visualizado(s)

Termopares Básicos: São inúmeras combinações de 2 metais condutores ou em ligas operando como termopares. O desenvolvimento destas ligas surgiu sempre com a intenção de obter-se uma alta potência termoelétrica (mV/°C) para que fossem detectáveis pelos instrumentos de medição, aliando-se ainda a homogeneidade dos fios, capacidade de resistir a corrosão, suportar a determinadas temperaturas, uma boa relação entre temperatura e tensão e uma maior vida útil. Convencionou-se informar primeiro o nome do elemento positivo e em seguida o elemento negativo na nomenclatura de cada tipo de termopar ou simplesmente identificá-los por letras.

Essas combinações foram feitas de modo a se obter uma alta potência termoelétrica, aliando-se ainda as melhores característica como homogeneidade dos fios e resistência à corrosão, na faixa de utilização. Assim, cada tipo de termopar tem uma faixa de temperatura ideal de trabalho, que deve ser respeitada, para que tenha uma maior vida útil. Podemos dividir os Termopares em três grupos a saber: Termopares Básicos, Termopares Nobres e Termopares Especiais. Veremos abaixo os tipos mais utilizados.

Os Termopares Básicos são chamados chamados dessa forma, pois são de maior utilização no ramo industrial, cujos fios são de custo relativamente baixo e sua aplicação admite um limite de erro maior. Veja uma lista com alguns Termopares Básicos da Salcas

Exemplos de Termopares Básicos:

Termopar Tipo T (Cobre - Constantan):

Nomenclatura: T adotado pela norma ANSI.

CC - Adotado pela norma JIS

Cu-Co

Cobre-Constantan

Liga: (+) Cobre (99,9%)

(-) Constantan são as ligas de CuNi compreendidos no intervalo entre Cu (50%) e Cu (54%) Ni (35%). A composição mais utilizada para este tipo de termopar é de Cu (58%) e Ni (42%).

Características: Faixa de utilização De -200ºC  a 370ºC f.e.m. produzida: -5,603mV a 19,030mV.

Aplicações do Termopar Tipo T: Pode ser utilizado em atmosferas inertes, oxidantes ou redutoras. Utilizado em Criometria (Baixas Temperaturas), indústrias de refrigeração, pesquisas agronômicas e ambientais, indústrias químicas e petroquímicas.

Termopar Tipo J (Ferro - Constantan):

Nomenclatura: J adotado pela norma ANSI.

IC - Adotado pela norma JIS

Fe-Co

Ferro-Constantan

Liga: (+) Ferro (99,5%)

(-) Constantan-Cu (58%) e Ni (42%), normalmente se produz o ferro, a partir de sua característica e casa-se o Constantan adequado.

Características: Faixa de utilização De 0ºC  a 760ºC f.e.m. produzida: 0,0mV a 42,919mV.

Aplicações do Termopar Tipo J: Pode ser utilizado em atmosferas neutras, oxidantes ou redutoras. Não é recomendado em atmosferas com alto teor de umidade e em baixas temperaturas. Muito utilizado em Centrais de Energia, metalúrgicas, químicas, petroquímicas e indústrias em geral.

Termopar Tipo E (Cromel - Constantan):

Nomenclatura: E adotado pela norma ANSI.

CE - Adotado pela norma JIS

NiCr-CO

Liga: (+) Chromel (90%) e Cr (10%)

(-) Constantan-Cu (58%) e Ni (42%)

Características: Faixa de utilização De -200ºC  a 870ºC f.e.m. produzida: -8,825mV a 66,473mV.

Aplicações do Termopar Tipo E: Pode ser utilizado em atmosferas oxidantes, inertes ou vácuo. Não deve ser utilizado em atmosferas alternadamente oxidantes e redutoras. Muito utilizado em Indústrias Químicas, Petroquímicas, dentre outras.

Termopar Tipo K:

Nomenclatura: KE adotado pela norma ANSI.

CA - Adotado pela norma JIS

Liga: (+) Chromel-Ni (90%) e Cr (10%)

(-) Alumel-Ni (95,4%), Mn (1,8%), Si (1,6%), Al (1,2%)

Características: Faixa de utilização De -200ºC  a 1260ºC f.e.m. produzida: -5,891mV a 51,00mV.

Aplicações do Termopar Tipo K: Podem ser utilizados em atmosferas inertes e oxidantes. É mais resistente mecanicamente do que os tipos “S” e “R”, além de ter uma vida útil superior ao tipo "J", em altas temperaturas ( entre 800ºC e 1200°C). Vulnerável em atmosferas redutoras e sulfurosas, requerendo substancial proteção quando aplicados nestas condições. Sua mais importante aplicação ocorre na faixa de 700ºC a 1260°C. Pode ser aplicado ocasionalmente em temperaturas abaixo de zero °C. Muito utilizado em Metalúrgicas, Siderúrgicas, Fundições, Usinas de Cimento e Cal, Vidrarias, Cerâmicas e indústrias em Geral.

Portanto, se você precisa fazer um orçamento de Termopares, acesse nosso site ou envie um e-mail para contato@salcas.com.br. Caso precise fazer uma calibração de termopares? Entre em contato conosco, ou acesse o site de nosso laboratório www.labsalcas.com.br

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS TERMOPARES BÁSICOS

Ligue para (11) 3977.7838, através de nosso email ou através de nosso site www.salcas.com.br.

O texto acima "termopares básicos" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.