Termopar de Isolação Mineral
15 Aug
Postado por
0 Comentário(s)
317 Visualizado(s)
O termopar de isolação mineral é constituído de um ou dois pares termoelétricos, envolvidos por um pó isolante de óxido de magnésio, altamente compactado em uma bainha externa metálica. Devido a esta construção, os condutores do par termoelétrico do termopar de isolação mineral ficam totalmente protegidos contra a atmosfera exterior, consequentemente a durabilidade do termopar depende da resistência a corrosão da sua bainha e não da resistência a corrosão dos condutores. Em função desta característica, a escolha do material da bainha é fator importante na especificação destes.
A SALCAS É FABRICANTE DE TERMOPAR DE ISOLAÇÃO MINERAL
ESTABILIDADE NA FORÇA ELETROMOTRIZ
A estabilidade da F.E.M. do termopar de isolação mineral é caracterizada em função dos condutores estarem completamente protegidos contra a ação de gases e outras condições ambientais, que normalmente causam oxidação e consequentemente perda de força eletromotriz gerada.
RESISTÊNCIA MECÂNICA
O pó muito bem compactado, contido dentro da bainha metálica mantém os condutores uniformemente posicionados, permitindo que o cabo seja dobrado, achatado, torcido ou estirado, suporte pressões externas e choque térmico, sem qualquer perda das propriedades termoelétricas do termopar de isolação mineral.
DIMENSÃO REDUZIDA
O processo de fabricação permite a produção de termopares de isolação mineral, com bainhas de diâmetro externo até 1,0 mm, permitindo a medida de temperaturas em locais que não eram anteriormente possíveis com termopares convencionais.
IMPERMEABILIDADE DE INSTALAÇÃO
A bainha metálica assegura a impermeabilidade do termopar a água, óleo e gás do termopar de isolação mineral.
FACILIDADE DE INSTALAÇÃO
A maleabilidade do cabo, a sua pequena dimensão, longo comprimento e grande resistência mecânica, asseguram facilidade de instalação do termopar de isolação mineral, mesmo nas situações mais difíceis.
ADAPTABILIDADE
A construção do termopar de isolação mineral permite que o mesmo seja tratado como se fosse um condutor sólido. Em sua capa metálica podem ser montados acessórios, por soldagem ou brasagem e quando necessário, sua seção pode ser reduzida ou alterada em sua configuração.
RESPOSTA MAIS RÁPIDA
A pequena massa e a alta condutividade térmica do pó de óxido de magnésio, proporcionam ao termopar de isolação mineral um tempo de resposta que é virtualmente igual ao de um termopar descoberto de dimensão equivalente.
A SALCAS TEM UM LABORATÓRIO PARA CALIBRAÇÃO RBC DOS TERMOPARES DE ISOLAÇÃO MINERAL
RESISTÊNCIA A CORROSÃO
As bainhas podem ser selecionadas adequadamente para resistir ao ambiente corrosivo.
RESISTÊNCIA DE ISOLAÇÃO ELEVADA
O termopar de isolação mineral tem uma resistência de isolação elevada, numa vasta gama de temperaturas, a qual pode ser mantida sob condições mais úmidas.
BLINDAGEM ELETROSTÁTICA
A bainha do termopar de isolação mineral, devidamente aterrada, oferece uma perfeita blindagem eletrostática ao par-termoelétrico.
Veja alguns modelos de termopar de isolação mineral em nosso site www.salcas.com.br/termometria/termopar-de-isolacao-mineral